quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Menos bancos = menos mendigos

     Ontem fiz um post no Facebook perguntando aos meus amigos: "Qual a utilidade de uma praça sem bancos?". Uma amiga então fez um comentário interessante em resposta. Ela trabalha no metrô e disse que no projeto da estação Jardim São Paulo os moradores pediram pra não colocarem bancos na praça que foi feita em cima da estação porque eles tinham medo que os bancos atraíssem mendigos.
     Bom, se você pensa assim também, eu quero compartilhar uma idéia com você - tenha em mente que isso vem de uma moradora do CENTRO, com bastante conhecimento de causa a respeito do assunto: se os mendigos quiserem ficar no local, eles vão ficar, com ou sem bancos! Eles não se importam! Eles dormem no chão se eles precisarem!
     A única coisa que a falta de bancos espanta são as pessoas que iriam ali só pra aproveitar a praça! Bater um papo, tomar um sorvete, etc. E aí, sua praça fica vazia e mais perigosa - porque não ter gente no local sim torna o lugar mais perigoso.
     Além de tudo, partindo da minha experiência de novo, os locais onde as pessoas sentam pra bater papo e se aglomerar são os locais onde os mendigos não ficam. Eles querem um lugar mais tranquilo pra dormir, eles não querem barulho! Pode passar aqui no centro e verificar. Eles até vão estar na mesma praça que as outras pessoas - porque aqui eles estão em todos os lugares - mas elas vão estar num canto e eles em outro.
     Então, essa lógica de não colocar bancos pra não atrair os mendigos, sinto muito informar, mas é uma lógica bem falha!

PS: Veja, não estou defendendo que mendigos são isso ou aquilo nesse post; se eles deveriam ficar aqui ou ali; só estou discutindo a lógica "menos bancos = menos mendigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário